Jardins – Escala, Inovação e Conexão Urbana
O projeto Jardins, localizado no Viva Park, em Porto Belo, representa uma nova abordagem para habitações residenciais. Originalmente concebido como vários lotes no masterplan do parque, o projeto foi redesenhado para unificar os terrenos em uma grande quadra, permitindo a criação de um edifício de maior escala, com soluções inovadoras que redefinem o conceito de moradia coletiva.
Uma das características mais marcantes do Jardins é seu desenho escalonado. Utilizando drones para capturar as melhores vistas do parque, da cidade e do mar, o edifício foi projetado para maximizar essas perspectivas. Além disso, o conceito de montagem em forma de quebra-cabeça permitiu a inclusão de apartamentos com pé direito duplo e ventilação cruzada, características raras e sofisticadas. A solução inovadora de circulação vertical, onde os elevadores param andar sim, andar não, resultou em uma tipologia única que combina funcionalidade e identidade visual.
Outro destaque do projeto é a uniformidade das aberturas externas. Essa decisão de design garante que, visualmente, todos os apartamentos, independentemente do tamanho, pareçam iguais, democratizando as vistas e eliminando distinções hierárquicas. Além disso, o edifício se conecta diretamente com a calçada, criando uma interação natural entre o espaço privado e o público. Os moradores e os pedestres compartilham a vivacidade da rua, como se passassem pela frente de uma casa, apesar de ser um edifício de grande porte.
O Jardins é uma síntese das crenças da Alencar Futuros Possíveis: criar espaços que promovam a igualdade, a interação e a inovação arquitetônica, enquanto se integram harmoniosamente ao entorno urbano e natural. Este projeto redefine o papel da arquitetura residencial no futuro.